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WebSite Dicas para aumentar o engajamento no seu Instagram

Imagem engajamento instagram

Com uma base de aproximadamente 98,84 milhões de usuários no Brasil, o Instagram é a 4ª rede social mais utilizada pelo brasileiro, segundo pesquisa da CupomValido.com.br em parceria com a empresa de dados alemã Statista. O levantamento Digital 2021, da WeAreSocial em parceria com o Hootsuite, confirma o ranking da plataforma que é usada, segundo o estudo, por 86,3% dos internautas com idade entre 16 e 64 anos.

Um mercado tão vasto representa uma terra de oportunidades na rede social, que hoje é uma grande vitrine para o e-commerce. Seu potencial de vendas vem sendo cada vez mais explorado, principalmente pela sua projeção de crescimento: segundo dados da Statista, a previsão é de que o número de usuários no Instagram no Brasil aumente em 13% entre 2021 e 2025, somando mais de 180 milhões de perfis.

Mas, com um mercado em potencial tão robusto em ascensão, aumenta também a concorrência, e as empresas têm lançado das mais diferentes estratégias para conseguir o seu lugar ao sol.

Para isso, a premissa mais básica é manter o engajamento alto. Confira a seguir as dicas da especialista em crescimento profissional e lucros através das redes sociais Camila Silveira, fundadora da Terra Brasil e da Braesi.

Engajamento no Instagram: o que é? E como é mensurado?

O engajamento nada mais é que a geração de engajar em um movimento e, ao levar isto às redes sociais, podemos entender que é identificação de um nicho ou um número de pessoas compartilhando da mesma causa, em uma integração relevante ao sistema que irá mensurar a sua popularidade – o famoso algoritmo.

Todas as vezes que as pessoas esquecem o real porquê das redes sociais e se prendem a número de seguidores, elas se distanciam do sucesso, fazendo com que, no máximo, alcancem uma fama não remunerada. Infelizmente acontece com recorrência grande de empresas que fazem publicações diariamente e não conseguem gerar uma comunicação e nenhuma conexão com o público-alvo, se distanciando plenamente de um engajamento ou objetivos

12 dicas para aumentar o engajamento no Instagram

O Instagram é exatamente uma empresa como as outras, que faz questão de causar relevância e destacar bons conteúdos.

Então, de certa forma, não é o culpado por algumas contas se destacarem mais do que as outras, mas um bom conteúdo sempre ganha uma relevância e maior entrega devido ao engajamento que causa dentro da própria plataforma e, para que a conta realmente possa ganhar destaque dentro da plataforma, é necessário estar atento a alguns critérios. Confira:

Conteúdo relevante

Crie conteúdo que resolva problemas, entretenha ou inspire o público.

Instigue a participação dos usuários

Comentários, salvamentos e compartilhamentos são os grandes responsáveis pelo aumento do algoritmo e pela entrega de posts. Provoque o público com perguntas, enquetes e todas as possibilidades que gerem integração e conexão com seguidores. O relacionamento é o grande responsável e maior combustível para que o engajamento esteja nas alturas.

Mantenha a frequência de postagens

Esteja diariamente presente em todas as formas de publicação disponíveis na plataforma, entendendo a função de cada uma.

Não se esqueça dos stories

Construa uma rotina estratégica de stories onde, pelo menos a cada 3 horas ocorra uma publicação que gere conexão com o público. Deixe o público participar de rotina e hábitos diários.

Atente-se às legendas

Não faça legendas com menos de 4 palavras, pois irá prejudicar a entrega de postagens e o alcance na elevação do algoritmo.

Reels para que te quero!

Neste momento, o modo reels de postagem tem sido o grande responsável pelo maior alcance de público. Portanto, deve ser usado de forma estratégica. É uma ferramenta de vídeos rápidos de até um minuto para algumas contas com um conteúdo de teor mais descontraído, mas nem por isso precisam ser dancinhas ou exposições pessoais. Podem ser criativamente desenvolvidos com posts de fotos ou conteúdos de bastante relevância de uma forma mais leve e descontraída.

Mas…não se esqueça do feed

Claro que mesmo com essas outras postagens, o feed não pode ser esquecido, pois ele é a grande vitrine virtual, onde o cliente, após atraído e interessado no conteúdo, irá certificar o trabalho.

Atenção às hashtags

Muito cuidado com hashtags. Esta técnica pode ser uma grande amiga ou a maior inimiga se não for utilizada com uma estratégia correta, pois palavras que utilizem termos técnicos irão direcionar a página apenas para pessoas conhecedoras desta parte, ou seja, na grande maioria dos casos, concorrentes e não clientes. Para que isso não aconteça, as melhores palavras para serem utilizadas como hashtag são a dor, o desejo e a solução trazidos pelo serviço prestado. É uma ferramenta para ser utilizada com cautela de, no máximo, seis hashtags por publicação.

Localização pode ajudar

Uma boa estratégia para hashtag é utilizar as localizações. Existe um grande número de hashtags estratégicas por cidade e para atrair públicos direcionados de diversos locais.

Posts de utilidade pública

Posts que ensinam algo ao público têm maior chance de serem salvos, e isso também é uma grande estratégia para o aumento do algoritmo. Aquele famoso passo a passo, dicas ou como fazer algo são fundamentais em uma estratégia semanal de crescimento de uma página.

Siga o ritmo

A frequência, constância e relevância são os pontos fundamentais para que o Instagram entenda que a página é um bom negócio e poderá trabalhar com engajamento e profunda amizade e conexão com o algoritmo. Para isso, entender que o tempo será um fator decisivo no resultado, é fundamental.

Foque no seu público-alvo

Não tente atrair muitas pessoas e, sim, aquelas que realmente tenham interesse no produto. Gerar relacionamento é, realmente, o maior motivo de engajamento e fidelização de clientes. Desta forma, as redes sociais estarão em crescimento e o profissionalismo será reconhecido em todas as plataformas. Não fique preso a nenhuma plataforma e saiba que o negócio pertence a todas as formas de marketing, divulgação e que alcancem pessoas que necessitem dos serviços.

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