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SSL/TLS e HTTPS O que é SSL / TLS e HTTPS?

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SSL significa Secure Sockets Layer, um tipo de segurança digital que permite a comunicação criptografada entre um domínio de site e um navegador. Atualmente a tecnologia se encontra depreciada e está sendo completamente substituída pelo TLS.

TLS é uma sigla que representa Transport Layer Security e certifica a proteção de dados de maneira semelhante ao SSL. Como o SSL não está mais de fato em uso, esse é o termo correto que deveria ser utilizado.

O HTTPS é uma extensão segura do HTTP. Os sites que configurarem um certificado SSL/TLS podem utilizar o protocolo HTTPS para estabelecer uma comunicação segura com o servidor.

•O objetivo do SSL/TLS é tornar segura a transmissão de informações sensíveis como dados pessoais, de pagamento ou de login.

•É uma alternativa à transferência de dados em texto simples na qual a conexão ao servidor não é criptografada e torna mais difícil para que hackers possam interceptar a conexão e roubar dados.

•A maioria das pessoas já estão familiarizadas com SSL/TLS que são utilizadas por webmasters para assegurar seus sites e oferecer uma opção segura para efetuar transferências.

•É possível identificar que um site possui certificado SSL/TLS quando há um cadeado indicando a conexão segura próximo à URL no navegador.

O SSL/TLS Possui Impacto no SEO?

A resposta curta é: sim.

O Google fez mudanças no algoritmo em 2014 para priorizar sites que possuem certificados SSL, que tem sido seu foco desde então. Já foi oficializado que sites que possuem certificado terão ranqueamento melhor do que sites sem certificado quando os outros critérios estiverem iguais, e enquanto os sites seguros são apenas 1% dos resultados, 40% das pesquisas possuem pelo menos 1 site seguro na primeira página.

Em termos práticos, o SSL faz pouca diferença para o SEO, e apenas sua instalação vai fazer menos efeito do que a criação regular de conteúdos novos e construção de um perfil de links forte. Mas isso não quer dizer que deve ser esquecido.

Outro aspecto importante de ser considerado é que os mecanismos de busca utilizam uma grande variedade de métricas para determinar o ranqueamento dos sites. Uma dessas métricas é a taxa de rejeição do seu site, quando os visitantes acessam seu conteúdo e saem logo em seguida, e ter um certificado SSL pode aumentar as chances de seu visitante ficar. Outras métricas também podem ser afetadas pelo uso ou não de um certificado SSL.

Configurar um certificado SSL definitivamente tem um efeito positivo no ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca, mas esse não é o principal motivo para ter um. O maior benefício que ele pode trazer é ganhar a confiança de seus visitantes e o SEO vem como bônus.

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